sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NASRUDIN

Aula de Flauta


Nasrudin queria aprender música e foi procurar um professor de flauta. Depois de conversar um pouco, perguntou-lhe o preço das aulas.

- No primeiro mês - explicou o professor -, você me paga três moedas de prata. Depois, no segundo mês, você me paga uma moeda de prata.

- Combinado - disse Nasrudin. - Vou começar no segundo mês.


A Raposa e as Uvas

Uma raposa estava andando por uma plantação quando se deparou com uma videira carregada de uvas. Um galho com muitos cachos parecia estar ao seu alcance. Pulou para agarrar as uvas, mas não conseguiu. Pulou novamente e nada. Depois de alguns pulos, desistiu e disse:

- Ora! Estavam verdes mesmo...

Virou as costas e foi-se embora, mas, quando já estava a caminho, um pequeno galho caiu no chão. Imediatamente as raposa se virou com a esperança que fosse um cacho...



Doente, Graças a Deus


Nasrudin, sentado na sala de espera do consultório médico, repetia em voz alta:

"Espero que eu esteja muito doente", o que intrigava os outros pacientes.

Quando o médico apareceu, Nasrudin repetia quase gritando:

"Espero que eu esteja muito doente".

"Por que você diz isso?", perguntou o médico.

"Detestaria pensar em alguém que se sinta tão mal como eu não tenha nada!".


O Anúncio

Nasrudin postou-se na praça do mercado e dirigiu-se à multidão:

"Ó povo deste lugar! Querem conhecimento sem dificuldade, verdade sem falsidade, realização sem esforço, progresso sem sacrifício?

Logo juntou-se um grande número de pessoas, com todo mundo gritando: "Queremos, queremos!"

"Excelente!", disse o Mullá. "Era só para saber. Podem confiar em mim, que lhes contarei tudo a respeito, caso algum dia descubra algo assim."


Nasrudin e o Varal

Um vizinho bateu à porta do Nasrudin e pediu:

- Nasrudin, você me empresta o varal de secar roupa que o de lá de casa se quebrou?

- Um momento, disse Nasrudin - vou perguntar à minha mulher.

Momentos depois Nasrudin voltou e disse para o vizinho:

- Desculpe vizinho, mas não vou poder emprestar o varal pois minha mulher está secando farinha nele.

O vizinho, surpreso, exclamou:

- Mas Nasrudin, secando farinha no varal??!!

E Nasrudin respondeu:

É... quando não se quer emprestar o varal, até farinha se seca nele...


Percebe o que Quero Dizer?

Nasrudin esparramava punhados de migalhas em volta de sua casa.

"O que você está fazendo?", alguém perguntou.

"Afugentando os tigres."

"Mas por aqui não há tigres!"

"Viu só como funciona?!"



Psicologia

Mullá Nasrudin procurou um psiquiatra.

"Meu problema é que não consigo me lembrar de nada", disse.

"Quando é que isso começou?", perguntou o médico.

"Isso o que?", respondeu Nasrudin


Quão Longe Se Pode Estar
Utilmente da Verdade


Nasrudin viu alguns patos de aspecto apetitoso brincando num lago. Tentou pegá-los, mas conseguiram fugir.

Então colocou uns pedaços de pão na água e os foi comendo.

Algumas pessoas perguntaram o que era que estava fazendo.

"Estou tomando sopa de pato", disse o Mullá.


Um comentário: